Thoughts from the Last Mile Welcome to the VillageReach Blog
01.20 2017

Ponto de vista sobre terceirização

Em Moçambique, um grupo de parceiros tem trabalhado em colaboração com o governo para melhorar o acesso aos medicamentos na última milha. Uma abordagem inovadora reuniu os conhecimentos da VillageReach, Médicos Sem Fronteiras (MSF) e de uma empresa local 3PL, Confiança Absoluta, para apoiar a meta do governo provincial de Tete, de alcançar as comunidades mais remotas com vacinas e medicamentos contra o HIV. Essa abordagem, chamada de Terceirização dos Serviços de Transporte (TST), usou o sector privado para distribuir vacinas, medicamentos contra o HIV, e kits médicos para os serviços de saúde. Um novo estudo explora o potencial desta abordagem, enquanto o governo está projetando expandir de um projeto piloto para a província completa e além.

De acordo com o Sr. Fidelio Mupeze, chefe provincial do Programa Alargado de Vacinação (PAV) em Tete, esta abordagem é importante “porque irá garantir a disponibilidade destes recursos ao nível mais baixo, nas zonas rurais, e consequentemente melhorar a saúde da população”. Utilizando uma empresa do sector privado para completar as entregas e a coleta de dados, o TST melhorou “a disponibilidade de produtos, muitas vezes, no momento certo e nas quantidades adequadas”. Essas melhorias, juntamente com a “disponibilidade e velocidade da empresa contratada para o serviço ” ultrapassou as expectativas do governo provincial.

Há ainda áreas que podem ser melhoradas – melhores instrumentos para o monitoramento de vacinas durante o transporte, por exemplo. À medida que o programa se expande, os parceiros e o governo estão trabalhando juntos para encontrar soluções novas e inovadoras. Tanto o governo provincial como seus parceiros estão entusiasmados com um impacto possível. O Sr. Fidelio acrescenta que o TST e ” É uma boa iniciativa e inovadora, pois estes modelos ajudam a melhorar a disponibilidade das vacinas e medicamentos nas unidades sanitárias, tanto como estabelecer contatos permanente com os executores de nível primário. Por outro lado, reduz rupturas de stock ou excesso de consumíveis nas unidades sanitárias periféricas. “

Para um contexto adicional sobre este projeto em inglês, visite:
https://www.villagereach.org/2017/01/19/combining-sectors-partners-products-last-mile-impact/

Search Blog:

Newsletter Sign Up

By providing your email address you agree to receive periodic email news from VillageReach.

Support Health Care for All

Your tax deductible contribution helps to increase health care availability to reach the most under-reached.

Donate Today

Malawi healthcare worker